A doença de Crohn pode afetar todo o trato gastrointestinal, da boca até o ânus, mas acomete principalmente a parte final do intestino delgado, denominado íleo e o intestino grosso (colon). É uma doença auto-imune, que aparece em pessoas com predisposição genética, e que desencadeada por fatores ambientais. O sistema imunológico do doente encontra-se desregulado, atacando as células do trato gastrointestinal, provocando intensa inflamação de toda a parede intestinal. Esta inflamação pode levar a estenoses (estreitamentos) e fístulas (comunicações) em alguns segmentos do intestino e as vezes com outro órgãos. Os principais sintomas da doença de Crohn são diarreia, dor abdominal, perda de peso, sangramento nas fezes e febre. Alguns pacientes apresentam sintomas extra-intestinais da doença, que são manifestações em outros órgãos, como dor nas articulações, olhos vermelhos e aftas na boca que não melhoram.
A doença de Crohn costuma afetar pacientes jovens, entre 20 e 30 anos, mas pode ter sua primeira manifestação em pacientes de meia-idade. O diagnóstico correto é fundamental para o tratamento adequado. A confirmação diagnóstica é feita pela história clínica, exames laboratoriais e exames de imagem. A colonoscopia com avaliação do íleo terminal e biópsias é fundamental para a confirmação da doença de Crohn e afastar outras enfermidades, como doenças infecciosas ou a retocolite ulcerativa que também é uma doença inflamatória intestinal, porém com características diferentes.
A colonoscopia contribui também para avaliar a resposta ao tratamento, que usualmente é feito com medicamentos e em casos graves, pode necessitar de cirurgia para ressecção de segmentos do intestino muito acometidos pela doença. O pacientes com doença de Crohn com acometimento do intestino grosso devem ser submetidos a rastreamento de câncer de cólon periodicamente, por apresentarem um risco maior que a população em geral.
Em caso de suspeita de doença de Crohn ou qualquer tipo de doença que afeta o trato gastrointestinal, procure um médico especialista. Ele poderá fazer um diagnóstico correto e indicar o tratamento adequado.