Colangiopancreatografia Endoscópica Retrógrada

A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) é um dos procedimento mais complexos na especialidade da endoscopia, que utiliza simultaneamente a endoscopia digestiva e imagens de raio-X para fazer diagnóstico e principalmente tratar doenças do pâncreas e das vias biliares. Um aparelho especial de endoscopia chamado duodenoscópio é introduzido pela boca até o intestino delgado (duodeno), no local onde os ductos que levam as secreções do pâncreas e a bile para o sistema digestivo. Neste local, pequenos instrumentos são introduzidos nestes ductos para realizar radiografia contrastada destes ductos, permitindo o diagnóstico e tratamento das doenças das vias biliares e do pâncreas.

As doenças das vias biliares costumam manifestar-se através da icterícia, que é a coloração amarelada da pele e dos olhos, coceira pelo corpo, urina escura e fezes de coloração clara. Esses sintomas indicam que há algum problema no fígado (que pode ser hepatite medicamentosa, por bebida alcóolica ou infecções por vírus) ou um ponto de obstrução no canal que sai do fígado e leve a bile para o intestino, no duodeno. As principais causas desta obstrução são as pedras na vesícula biliar migradas para o ducto colédoco e tumores no pâncreas.

Antigamente, a CPRE era utilizada frequentemente para o diagnóstico destas condições. Hoje em dia, como há maior disponibilidade e melhor resolução dos exames de imagem como a tomografia computadorizada, ressonância magnética e a ecoendoscopia; a CPRE é reservada para os casos já diagnosticados previamente em que há necessidade de alguma intervenção terapêutica, isto é, tratar as obstruções nas vias biliares. Portanto, atualmente a CPRE se assemelha muito mais a uma pequena cirurgia por endoscopia (sem nenhum tipo de corte na pele) que um exame de endoscopia para diagnosticar a causa de uma dor abdominal.

A CPRE permite a retirada de pequenas pedras que estejam obstruindo o ducto colédoco, que é a via biliar principal ou a introdução de próteses plásticas ou metálicas nos casos de obstrução por tumores do pâncreas ou duodeno. A CPRE também está indicada para pacientes que apresentem alterações após cirurgia de retirada vesícula biliar.

A CPRE é um procedimento mais demorado, realizado usualmente em ambiente hospitalar, com anestesia, às vezes necessitando permanecer no hospital por um ou dois dias, pois apresenta riscos de complicações, como a pancreatite. Para o paciente é semelhante à uma endoscopia, porém bem mais complexo para médico e toda a equipe auxiliar

Nos pacientes com diagnóstico de obstrução das vias biliares em exames de imagem, a CPRE indicada adequadamente pode resolver o problema ou auxiliar bastante a qualidade de vida. Os médicos endoscopistas da Clínica Zago realizam este procedimento em Santos em parceria com o Hospital Vitória, de Santos/SP. Para saber mais detalhes, entre em contato ou procure seu médico gastroenterologista.